A profissão de vendedor de carros é uma das mais antigas e tradicionais do mercado automotivo. Quem trabalha nessa área precisa ter habilidades como comunicação, persuasão, negociação e atendimento ao cliente, além de conhecer bem os produtos que vende. Mas quantos carros um vendedor consegue vender, em média, por mês?
Qual é o fator que mais influencia no seu desempenho? Neste breve artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre a produtividade média de quem trabalha com a venda de carros no Brasil. Acompanhe!
Qual é a média de vendas de carros por vendedor no Brasil?
Não há uma resposta única e definitiva para essa pergunta, pois a média de vendas de carros por vendedor pode variar de acordo com diversos fatores, como o tipo de veículo, a região, a época do ano, a demanda do mercado, a concorrência, a estratégia da concessionária ou revenda e o próprio perfil do profissional.
Porém, é possível estimar uma média com base em dados disponíveis na internet.
Segundo o site Autoo, que divulga mensalmente o ranking dos carros mais vendidos do Brasil, em 2022 foram emplacados 1.787.898 veículos leves (automóveis e comerciais leves) no país. Considerando que existem cerca de 7 mil concessionárias autorizadas no Brasil, segundo o site Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), podemos calcular que cada concessionária vendeu, em média, 255 veículos leves por mês em 2022.
Estimativa de vendas
Agora, se considerarmos que cada concessionária tem, em média, 10 vendedores, segundo o site Montar um Negócio, podemos estimar que cada vendedor vendeu, em média, 25 veículos leves por mês em 2022.
Esse número pode ser maior ou menor dependendo do segmento de atuação do vendedor. Por exemplo, quem vende carros populares pode ter uma média maior do que quem vende carros importados ou de luxo.
Quais são os fatores que influenciam na média de vendas de carros por vendedor?
Como já mencionamos, a média de vendas de carros por vendedor pode variar de acordo com diversos fatores. Alguns dos principais são:
Tipo do veículo
Alguns modelos são mais procurados e vendidos do que outros, seja pela marca, pelo preço, pelo design, pela tecnologia ou pela qualidade.
A título exemplificativo, em 2022 os carros mais vendidos do Brasil foram a Fiat Strada (112.464 unidades), o Hyundai HB20 (96.199 unidades) e o Chevrolet Onix (85.261 unidades), segundo o site Autoo.
A região
Algumas regiões têm um mercado automotivo mais aquecido e competitivo do que outras. Isso ocorre seja pela renda da população, pela infraestrutura viária ou pela oferta de crédito.
Por exemplo, em 2022 os estados que mais venderam veículos leves foram São Paulo (548.704 unidades), Minas Gerais (184.216 unidades) e Paraná (137.549 unidades), segundo o site Fenabrave.
Época do ano
Algumas épocas do ano têm uma demanda maior ou menor por carros novos ou usados, seja pelo clima, pelo calendário fiscal ou pelas datas comemorativas.
Assim, ao se considerar os meses de janeiro e fevereiro, estes costumam ter uma queda nas vendas por causa das férias escolares e dos impostos. Já os meses de março e abril costumam ter um aumento nas vendas por causa do recebimento do 13º salário e da restituição do imposto de renda. Por outro lado, os meses de novembro e dezembro costumam ter um pico nas vendas por causa da Black Friday e do Natal.
Demanda do mercado
A demanda por carros novos ou usados pode variar de acordo com as condições econômicas, sociais e políticas do país ou do mundo.
Por exemplo, em 2020 houve uma queda nas vendas por causa da pandemia de Covid-19, que afetou a renda das pessoas, a produção das fábricas e a disponibilidade de peças e insumos. Enquanto que em 2021 houve uma recuperação nas vendas por causa da vacinação, da retomada das atividades e do aumento da confiança dos consumidores.
A concorrência
A concorrência entre as concessionárias ou revendas pode influenciar na média de vendas de carros por vendedor, pois isso pode estimular ou desestimular os clientes a comprar.
Isso porque, se uma concessionária oferece preços mais baixos, condições mais facilitadas, serviços mais completos ou atendimento mais diferenciado do que outra, ela pode atrair mais clientes e vender mais carros.
A estratégia da concessionária ou revenda
A estratégia da concessionária ou revenda pode influenciar na média de vendas de carros por vendedor. Uma vez que pode definir as metas, as comissões, os treinamentos, os incentivos e os recursos disponíveis para os profissionais.
Podemos citar como exemplo, caso uma concessionária estabelece metas realistas, paga comissões justas, oferece treinamentos constantes, dá incentivos motivacionais e fornece recursos tecnológicos para os vendedores. Com tudo isso aplicado de maneira satisfatória, ela pode aumentar a produtividade e a satisfação da equipe.
O perfil do profissional
O perfil do profissional pode influenciar na média de vendas de carros por vendedor, pois pode determinar o seu desempenho, a sua reputação e o seu relacionamento com os clientes.
Assim, se um vendedor é proativo, comunicativo, persuasivo, negociador, atencioso e informado, é possível vender mais carros do que um vendedor que é passivo, tímido, inflexível, indiferente ou desatualizado.
Conclusão
Por fim, vender carros é uma profissão que exige conhecimento, habilidade e dedicação. A média de vendas de carros por vendedor pode variar de acordo com diversos fatores, mas podemos estimar que cada vendedor vendeu, em média, 25 veículos leves por mês em 2022 no Brasil.
Esse número pode ser maior ou menor dependendo do tipo de veículo, da região, da época do ano, da demanda do mercado, da concorrência, da estratégia da concessionária ou revenda e do perfil do profissional.
Por iso que, se você tem interesse ema aumentar a sua média de vendas de carros por vendedor, é preciso estar atento às tendências e às oportunidades do setor automotivo, além de investir constantemente na sua qualificação e na sua satisfação profissional!
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